Festas de fim de ano: veja dicas para viajar seguro na estrada

Os cuidados devem ser redobrados dos motoristas (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Com a chegada do fim de ano, as rodovias costumam ficar lotadas de motoristas que viajam para curtir as férias ou vão em busca de destinos para passar com a família o réveillon.  E com a intensa movimentação das rodovias é necessário redobrar os cuidados com os automóveis para que não haja imprevistos durante a viagem.

De acordo com o mecânico Adelvan Alves, os motoristas devem fazer diversas verificações antes de pegarem a estrada com o veículo. “Devemos verificar sempre se há algum resíduo de óleo ou água no chão, verificar o nível da água e do óleo, verificar se há algum desgaste irregular nos pneus e se necessário levar até uma oficina para fazer uma revisão preventiva, como troca de óleo, dos filtros, alinhar, balancear e verificar a suspensão e os freios para não ter imprevistos. E verificar também os itens de segurança”, explica Adelvan.

Apesar disso, os imprevistos com os veículos podem acontecer. E caso ocorram, existem alguns itens essenciais para se ter dentro do carro. ” É sempre bom ter algumas chaves básicas como a chave estrela, um alicate, uma chave de fenda e outras ferramentas, contando também com a chave de roda, pois caso venha a furar um pneu, nós precisamos geralmente de uma chave para poder executar qualquer tipo de serviço desses”, diz o mecânico. Outros itens importantes são lâmpadas para os faróis traseiros e dianteiros, principalmente para quem viaja durante a noite.

Já para quem viaja com as motocicletas os cuidados básicos devem ser redobrados. “A cada viagem é importante que verifique o nível do óleo. É sempre importante calibrar uma vez por semana os pneus, pois quanto mais tempo parado a calibragem dos pneus vai diminuindo aos poucos. Então é ideal também calibrar e verificar os freios e se apresenta vibração”, fala Adelvan. Ainda é recomendável aos motociclistas levarem a moto no mecânico antes de ir a estrada para garantir a viagem.

Mesmo com os cuidados preventivos, os riscos da viagem ainda existem. Tanto para os carros quanto para as motos, existe a possibilidade da falta de sinalização e também de buracos na estrada. Mas respeitando as normas de trânsito e estando precavidos, os condutores tendem a ter uma viagem tranquila.

Fonte: Portal Infonet

Compartilhar Publicação