Testes de Covid-19 em assintomáticos continuam suspensos em Sergipe

Marco Aurélio Góes, explica que a SES tem priorizado a testagem em pessoas com sintomas da Covid-19  e seus contatos (Foto: Flávia Pacheco)

A testagem para detectar a infecção pelo Covid-19 em pessoas assintomáticas continua suspensa em Aracaju e nos demais municípios sergipanos. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que apenas pessoas com sintomas e seus contatos sejam testadas.

Em Aracaju a testagem em assintomáticos foi suspensa desde o dia 24 de dezembro de 2020 e a justificativa para a suspensão foi o atraso na entrega dos kits de testagem por parte do Governo Federal. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que aguarda o envio dos kits por parte da SES.

O Diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, explica que não há falta de kits, o que existe é uma orientação do Estado aos municípios para que testem apenas pessoas com sintomas. “Nós orientamos que todos os municípios colham apenas de sintomáticos e de seus contatos para que os resultados possam ser priorizados para esse público no momento de aumento de casos”, explica.

Ainda segundo Marco Aurélio, as testagens em assintomáticos estava sendo feita sem critérios e em muitos casos, quando a pessoa recebia o resultado, já havia passado o período do isolamento e o exame acabava não tendo utilidade. Por enquanto, não há previsão para retomar as testagens em assintomáticos.

Fonte: SES

Compartilhar Publicação